segunda-feira, 8 de maio de 2017

Rapazes de Zinco


A participação soviética na guerra do Afeganistão durou uma década, de 1979 a 1989, e começou por ser vista internamente como uma intervenção de ajuda a um povo amigo, mas com o decorrer do tempo e a chegada dos feridos e  dos corpos dos tombados em combate, a perspetiva começou a mudar. 
Svetlana Alexievch relata, mais uma vez em forma de testemunhos, a situação vivida pelos soldados e pelas suas famílias durante e após esta guerra que o estado Soviético mostrou como um dever em defesa da pátria e que se revelou uma carnificina.
O encobrimento da realidade no terreno, a falta de meios, a mentira política, a negação das consequências e da inutilidade desta intervenção ficam aqui expostos de forma clara e dolorosa. Este livro faz-nos também um retrato da população Soviética, da sua total credibilidade na supremacia nacional, do seu sentido de dever e das condições de vida difíceis.
Também os problemas levantados à autora pela publicação deste livro, entre eles vários processos jurídicos, são expostos na obra. 
Um livro ímpar.

Sem comentários:

Enviar um comentário