sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Vai e Põe uma Sentinela


Harper Lee é uma autora que, apesar de até ao momento ter apenas um romance publicado, não carece de apresentação. Mataram a Cotovia é um dos clássicos da literatura do século XX e mantém-se uma leitura fascinante. 
Há uns meses foram descobertos escritos inéditos da autora e cá temos este Vai e Põe uma Sentinela a complementar a sua obra.
Com base nos mesmos protagonistas do primeiro, este novo romance,  o primeiro a ser escrito, relata o regresso a casa  de Scout, a miúda rebelde que conhecemos na infância no livro anterior.
A ação decorre nos anos 50, no Sul dos Estados Unidos, um local e uma época atravessados pelas convulsões e divisões da segregação racial e das mudanças legais recentemente introduzidas para lutar contra a mesma. A vida de Scout sofre uma reviravolta ao aperceber-se que tudo o que considerava como estável e garantido não passa de um engano.
Um belo retrato do amadurecimento de uma mulher informada e culta mas cuja história pessoal não a preparou para a encarar a realidade que a cerca.

Sem comentários:

Enviar um comentário