quinta-feira, 10 de março de 2016

As Cruzadas Vistas pelos Árabes


Amin Maalouf é um escritor que não carece de apresentação: Libanês de nascimento, vive há vários anos em França onde faz parte da Academia Francesa, as suas obras têm sido amplamente premiadas.
Este livro de 1983 é um ensaio que nos descreve a vivência oriental das Cruzadas levadas a cabo pelo europeus ao longo de dois séculos. Entre o final do século XI e o final do século XIII os territórrios que hoje são a Turquia, a Síria, o Líbano, o Iraque, a jordânia,  Israel ou o Egito foram submetidos a vários ataques dos "Franj", os cruzados, cujo objetivo era eliminar os "infiéis" dos territórios sagrados de Jerusalém. As lutas internas pelo poder que se faziam sentir nesta região foram facilitadoras destas invasões e Amin Maalouf dá-nos uma panorâmica do que foram estes tempos. 
Escrita densa em que a importância política e militar de vários personagens históricos, tanto de um campo quanto do outro, fica bem patente. Interessante é também perceber como as cruzadas foram um ponto de viragem na história de um e outro lado e como as suas consequências ainda hoje se fazem sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário