sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Conduz o teu arado sobre os ossos dos mortos


Olga Tokarczuk escritora Polaca recebeu  os prémios Fémina Estrangeiro 2018, International Man Booker 2018 e o Nobel da Literatura 2019, entre outros.
Numa aldeia remota, nas montanhas que fazem fronteira entre a Polónia e a República Checa, vive uma mulher idosa, professora reformada, amante de astrologia, que divide o seu tempo entre o apoio a um amigo na tradução de William Blake e  a verificação do estado das casas de férias dos vizinhos.
Neste cenário de isolamento e aparente tranquilidade, são cometidos vários crimes. Ao longo da narrativa vamos acompanhando as excentricidades da protagonista num relato que aborda as questões da natureza e da sua proteção,  da crueldade para com os animais, das mudanças sociais que têm acontecido nos últimos anos e ainda nos interpela sobre o que são a loucura ou a justiça, o certo e o errado. Tudo servido com muito humor. 
Ao lermos este romance, segundo livro da autora a ser publicado em Portugal, questionamo-nos porque demorou tanto a sua escrita a chegar cá.
Um livro belíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário