sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O Século da Solidão

    


Nem só de ficção é feito o mundo editorial e há sempre uma escolha diversificada de temas sobre os quais podemos ler. Hoje trazemos o livro de Noreena Hertz, economista, professora e comunicadora inglesa, que é considerada uma das principais pensadoras da atualidade.

    Neste que é já considerado por muitos o século da solidão, quais são as implicações sociais, económicas e políticas (entre outras) desta nova forma de nos (não) relacionarmos?

    Os problemas da solidão sentem-se em várias áreas: a saúde, ou sua ausência; os relacionamentos mais próximos ou ainda a política. Estarão as nossas vidas, cada vez mais solitárias e exclusivas, a conduzir-nos para políticas extremistas e para uma cada vez maior solidão seja por medo do outro ou por preguiça em interagir com ele? De que modo estão as nossas cidades a acelerar o ritmo de isolamento? Qual o papel dos écrãs e do teletrabalho nestas novas dinâmicas?

    Estas são algumas das muitas questões que a autora aborda numa linguagem acessível, o que faz deste livro, e apesar do tema abordado, um livro de leitura compulsiva, que nos interpela e convoca a refletir sobre a nossa postura como indivíduos na sociedade atual.

Sem comentários:

Enviar um comentário