terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A de Açor


Este livro deu a Helen Mcdonald o Prémio Costa 2014 e é considerado pela crítica um pouco por todo o lado um dos melhores livros de 2015.
O livro é sobre a dor da perda vivida por Helen aquando da morte do seu pai em 2007. O seu escape e refúgio é dedicar-se a treinar um açor. Ao longo de A de Açor vamos acompanhando os progressos no treino da ave mas vamos também descobrindo que as aves de rapina são uma paixão que alimenta desde os seus oito anos. Uma infância marcada pelas leituras sobre falcoaria , as quais vai descrevendo, concretamente o livro Goshawk de T.H.White, escritor inglês nascido em 1906 e mais conhecido pelas suas novelas sobre o Rei Artur.
A importância da natureza e da história (a autora é historiadora) nas nossas vidas e na suplantação da dor são aqui amplamente expostas mas a autora acaba por compreender que o mais importante na vida são os outros e a nossa relação com eles. 
O relato de um ano infernal, de quase loucura, de depressão e de aprendizagens que mudaram a vida da autora num livro de leitura compulsiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário